Orientação para trabalharmos nesse blog

A ideia deste blog é trabalhar coletivamente nos recursos e pedidos de anulações. Portanto, cada postagem estará tratando de uma disciplina especifica. Colaborem com dicas e argumentos, não se esquecendo de dizer a qual questão você se refere. Observe se a questão que estas falando esta exatamente na disciplina a que a postagem se refere.
Se não tiver postagem ainda da disciplina que queres debater, nos mande um e-mail que logo postaremos (anamadruguinha@gmail.com). Observem com atenção como os recursos tem que ser feito e até qual data devem ser encaminhados (dicas na coluna abaixo). ATENÇÃO!!! Poste só dicas e sugestões, e se possível, deixe seu contato.
Boa sorte para tod@s. Força!!! Venceremos!

sábado, 19 de maio de 2012


Desabafos e comentários gerais sobre o Concurso do Magistério RS 2012

15 comentários:

  1. O descaso dos professores estaduais do RS retratados no Concurso do Magistério!

    Todos devem ter visto na mídia, a pouco, o resultado deste polêmico concurso com quase 70 mil professores inscritos, com taxa de inscrição de R$ 121,70, mesmo com um salário de R$ 731,74 por 20 h, para professor de área 5 (Nível Superior). Dos 63.782 candidatos que realizaram a prova, 5.224 (7,55%) foram aprovados, isto, é, 92,45 % de professores reprovados! O que aconteceu? Será que o problema, como afirma o secretário de Educação do RS, é a formação dos professores, uma vez que 80% a 90% dos professores do Magistério Estadual são contratados e fizeram esse concurso? Uma única prova seria capaz de avaliar a capacidade dos educadores? Eu como professor não poderia avaliar meu aluno e dizer se ele tem competência ou não em uma única avaliação. Da mesma forma, caso elaborasse uma avaliação e cerca de 92,45% de meus alunos tivessem baixo rendimento, o problema seria exclusivamente dos meus alunos??? Agora, nosso secretário da Educação, comenta que deve-se refletir sobre a formação dos professores! Será que as universidades do Rio Grande do Sul são de péssima qualidade como induz o Secretário Jose Clovis de Azevedo? Um salário vergonhoso de R$ 731,74 para tamanha responsabilidade da função de professor, uma taxa elevada de inscrição de R$ 121,70, uma prova muito mal elaborada, demora na divulgação dos gabaritos e dos aprovados nesse concurso e ainda querem falar em competência!!! Que este resultado seja de reflexão sim, mas da real situação precária que se encontram as Escolas Estaduais, problemas de infraestrutura (Classes e mesas quebradas ou inexistência das mesmas, falta de folhas de ofício, máquinas de cópias estragadas, instalações elétricas que oferecem risco, instalações hidráulicas inadequadas, etc.), falta de professores e funcionários, baixíssimos salários, humilhação constante dos educadores e por aí vai! Onde estão os cursos de formação contínua que o Estado deveria proporcionar aos professores? Muito fácil criticar, quando não se faz o mínimo para restabelecer a dignidade do Magistério Estadual! A sociedade não se deixa enganar e está vendo tudo o que está acontecendo! Lembrando que nós professores, somos formadores de opinião! Sugiro que cancele este concurso e elabore um novo, não cobrando a taxa de inscrição ou se revise a média para a aprovação! Não sou contra o governo, sou a favor de um trabalho competente e coerente e que assim a Educação seja referência! Do jeito que as coisas se encaminham, a Educação tende ao caos! Pense nisso!

    Prof. Olimar Müller de Queiroz

    ResponderExcluir
  2. Magistério – Mal da Educação!

    Sou professora há 10 anos, contratada, e não fiz o concurso, tanto pelo absurdo valor da taxa de inscrição em relação à remuneração quanto pelo fato que posso me aposentar em menos de dois anos, pelo INSS, já que tenho anos de contribuição em outras áreas.

    Eventualmente, reforço o orçamento revisando e formatando trabalhos de conclusão de graduação e pós-graduação, apesar de alguns me darem muita dor de cabeça, pois tenho que marcar muitos parágrafos que precisam ser reescritos, enviando e reenviando várias vezes, tanto por problemas de português, com repetição da mesma palavra na mesma frase, quanto por incompreensão ou falta de sentido do que está escrito. E, nesse sentido, interpretar texto ou redigir bem é fundamental em qualquer área.

    O problema de não redigir adequadamente está no topo das reclamações de inúmeros professores que participaram do concurso. Questões elaboradas de forma a permitir mais de uma resposta ou que não expõe claramente a que autor se refere ou sobre determinada legislação, sem que ela apareça na bibliografia a ser estudada.

    Ao revisar trabalhos de alunos em final de curso graduação ou pós, sempre me indago: – Onde estão os orientadores? Qual o papel da universidade e dos professores que nela atuam que, ao longo do processo, não auxiliaram os alunos a superar essas deficiências?

    Essas questões podem ser estendidas ao deplorável número de reprovações no concurso do magistério, uma vez que os elaboradores todos são graduados em suas respectivas áreas.

    Se minhas informações estão corretas, somente cinco mil (5.000) candidatos foram aprovados dos mais de 69.000 inscritos. Isso é menos de 10% , índice semelhante às reprovações do último exame da OAB. Estarão as universidades e escolas de magistério formando uma geração de incompetentes?

    Olhei os resultados de algumas CREs, aleatoriamente e não calculei a porcentagem exata, mas vi que em várias habilitações não há um só aprovado. Naquelas com maior índice de aprovação, acredito que não passe de 20% do total e estou sendo otimista. Pelo que percebi, os melhores índices de aprovação se encontram entre os candidatos das licenciaturas de História e Ciências Sociais. Corro o risco de ficar desempregada, já que essa última é minha área.

    Também é possível constatar que um aluno com pontuação de 63.6 é reprovado e outro com 52 pontos é aprovado, porque acertou 60% de cada disciplina. Se o edital não tivesse sofrido alteração, o primeiro teria obtido aprovação, assim como tantos outros que não atingiram a exigência de 60% por uma questão. Outro, com a terceira nota mais alta em determinada área, é reprovado, enquanto outros, com notas mais baixas, inclusive na específica, são aprovados. O que exatamente essa prova quer provar?

    Agora, é chegado o momento de encaminhar recursos e rever os editais que mudaram as regras no decorrer do período, mas a maior lição é averiguar se há uma dicotomia entra aquilo que se ensina e aquilo que ser quer avaliar. Seja em um concurso, seja na própria formação dos professores.

    Enquanto isso, o governo comprova que o grande mal da educação está na má qualidade dos professore, já que apenas 5 mil dos 69 mil inscritos lograram êxito. E a verdadeira prova de aptidão, que deveria ser o estágio probatório, por demonstrar não só conhecimento, que é relativamente fácil de obter, mas principalmente de eficiência na construção do conhecimento em conjunto com os alunos, não parece representar um papel tão importante. Vamos medir o conhecimento, reprovar quem não sabe, mas só em concurso, na escola, o melhor é passar todos para não entrar nas estatísticas dos altos índices de reprovação.

    Em tempo, o próximo concurso já tem data prevista: 2013. Serão novamente quase 70 mil inscrições? Com elevados valores de inscrição, algo em torno de 21% do salário mínimo, rendendo milhões de reais e milhares de decepções e ninguém parece estranhar toda essa confusão.

    http://amaieski.wordpress.com/2012/05/18/magisterio-mal-da-educacao/

    ResponderExcluir
  3. Oi povo que luta e não desiste nunca!
    Depois de ter conferido o gabarito fiquei tão chateada de não ter conseguido me classificar que não peguei mais a prova nem para ver onde havia errado....chorei ...me escabelei...não admiti que havia reprovado, pois me considero uma professora de alto nível. Fiz por merecer! Ano passado passei em três concursos municipais, em primeiro, segundo e terceiro lugar. E como moro na divisa de SC, todo ano faço uma prova de seleção para contrato nesse Estado, e sempre me classifico muito bem. Nunca fiquei sem trabalhar desde que me formei em 2008. Por isso fiquei arrasada! Senti-me uma inútil. Pensei até em mudar de profissão!
    Mas, ao passar do tempo, que todas as feridas ele cura, e apoio da família e colegas de profissão, que também estão no mesmo barco, senti-me mais confortada. Descobri nos blogs muito apoio também. Então, veio a tal lista de REPROVADOS e APROVADOS....que piada! Sem graça alguma, é claro! Ficamos na boca da mídia! Estamos sendo tachados de BURROS por tabela! Estão nos culpando até do alto índice de reprovação dos alunos! (Gostaria de saber se os pais desses alunos culpariam os professores pela reprovação de seus filhos!)
    É isso! O professor é culpado de ter cerca de 500 a 600 alunos, em média para atender semanalmente. Dando a eles suporte, incentivo, conselhos. Sendo, algumas vezes, psicólogos, médicos, pais e mães. Sem falar que temos que aplicar nossos conteúdos programáticos estabelecidos no currículo, além de usarmos metodologias bem dinâmicas para não deixar que as aulas fiquem chatas! Temos que ser artistas, mágicos e PALHAÇOS! Sim pelo salário que ganhamos!
    Estou entre os 90 e tantos por cento dos reprovados por uma simples razão, que não é mal formação! EU não tive tempo de me preparar. Pois o período que deveria estar e estudando para esse concurso, tive que trabalhar para suprir as necessidades da minha família. Pergunto: Qual professor (a) não tem outra atividade além do magistério para sobreviver? A não ser que há na família outra fonte de renda.
    Essa prova foi massacrante! Foi torturante e cansativa, sem falar nos erros! É mais fácil culpar os professores do que admitir que há erros na elaboração da prova!
    Mas somos uma classe pensante. Somos sonhadores. Acreditamos que o bem sempre vence o mal! Somos batalhadores e fazemos do nosso trabalho a realização de um sonho! O sonho de um futuro melhor, com pessoas melhores, mais felizes e que saibam buscar seus direitos sempre!
    Batam palma para nós! Porque nós somos professores e merecemos!
    Bom findi a todos e todas que estão sapecando os neurônios formulando recursos ao invés de estar VIVENDO lá fora no sol, curtindo com a família esses dias maravilhosos! Ahh! Eu me esqueci....somos professores! Isso não nos pertence! Enquanto muitos saem do trabalho para curtir o final da semana, nós continuamos nosso trabalho em casa corrigindo provas, elaborando novas atividades ......etc...etc...etc...
    professora Ana Célia

    ResponderExcluir
  4. Tenho lido na imprensa muita coisa sobre o concurso do magistério e paro para refletir os acontecimentos e chego a varias conclusões e uma delas é a famosa teoria da conspiração: o governo fez tudo de caso pensado, mandou elaborar uma prova que para falar no mínimo difícil, pesada, com o intuito de desmoralizar os professores, pois agora eles (governo) tem como dizer: como vocês querem piso salarial de 1.500,00 se não tem capacidade de passar em um simples concurso, desqualificando os professores mudando o foco das noticias que até então era o salário o não cumprimento da lei, o desrespeito a democracia, a dignidade. Eu tenho que ler na zero hora especialistas da UFRGS e da UNISINOS dizendo que as provas eram de grau médio como o vestibular da UFRGS, estão de brincadeira!!!!! desde quando o vestibular da UFRGS é de grau médio, e ainda um editorial do mesmo jornal a onde disfarçadamente mete o pau nos professores, claro faz um meia culpa que os governos foram negligentes, mas acima de tudo nós professores somos despreparado desde o inicio com um ensino de base deficiente, uma escolha do curso universitário mais fácil e deficiente, que é os de licenciaturas, segundo o jornal zero hora, e para completar o círculo vicioso retornamos a escola agora como educadores mal preparados e damos inicio de novo a este horror que é o magistério gaucho. O governo e a zero hora realmente deve ter razão nós professores somos e estamos despreparados, pois somos formadores de opinião e deixamos que gente desta estirpe nos governem ou um jornalzinho nos diga o que devemos pensar, mas isto acaba aqui e agora.
    Professor Marcos Colins de Oliveira

    ResponderExcluir
  5. O Edital é a lei, então temos que encontrar problemas na edição da mesma, eles cometeram esse erro gravíssimo, pode vim a ocorrência de cancelamento do concurso:

    Edital do Concurso Público
    Decreto nº 6.944 de 21 de Agosto de 2009
    Art. 13. O concurso público será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuser a lei ou o regulamento do respectivo plano de carreira.

    8.1.1. Aos candidatos ao cargo de Professor Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, será aplicada uma prova objetiva, de conhecimentos gerais (Conhecimentos Pedagógicos e Legislação) e Língua Portuguesa, composta de 35 questões, e a outra prova, relativa á área de conhecimento e habilitação do professor, composta de 25 questões.

    *Até aqui estava tudo certo, as duas provas e seus agrupamentos:

    - Eram duas provas objetivas segundo o item 8.1.1 do edital
    - Notas do anexo 8 entra totalmente em contradição à questão (o que é prova e disciplina)
    - Considerando aos pontos das disciplinas, tudo ok
    - 1ª Prova – Língua Portuguesa: 10 questões de 2,5 pts= 25 pts
    - Conhecimentos Pedagógicos: 15 questões de 2,0 pts= 30 pts
    - Legislação: 10 questões de 2,0 pts= 20 pts
    Total: 75 pts
    Acerto mínimo 60%: 45 pts

    - 2ª Prova - Conhecimento da Área: 15 questões de 1,0 pt= 15 pts
    - Habilitação do Professor: 10 questões de 1,0 pt= 10 pts
    Total: 25 pts
    Acerto mínimo 60%: 15 pts

    *O que eles erraram foi colocar 60% em cada “disciplina” da prova, mas na verdade transformaram as duas provas em cinco provas, contradizendo o edital 8.1.1. Para provar isso quem levou e tem o caderno de questões do concurso, vão verificar que foram cinco provas e não duas. Deveriam ser duas provas objetivas em dois agrupamentos.

    Art. 19. Deverão constar do edital de abertura de inscrições, no mínimo, as seguintes informações:
    XIII - enunciação precisa das disciplinas das provas e dos eventuais agrupamentos de provas;

    *O enunciado não foi preciso, tanto que mudaram três dias antes da finalização das inscrições (não sei se regularmente), o item 8.5 que segundo o anexo 8 entrava em contradição (mas não prejudicava ninguém) com o próprio item 8.5 e 8.1.1.

    Art. 18. O edital do concurso público será:
    I - publicado integralmente no Diário Oficial da União, com antecedência mínima de sessenta dias da realização da primeira prova; e
    II - divulgado no sitio oficial do órgão ou entidade responsável pela realização do concurso público e da instituição que executará o certame, logo após a sua publicação.
    § 1o A alteração de qualquer dispositivo do edital deverá ser publicada no Diário Oficial da União e divulgada na forma do disposto no inciso II.
    § 2o O prazo de que trata o inciso I poderá ser reduzido mediante ato motivado do Ministro de Estado sob cuja subordinação ou supervisão se encontrar o órgão ou entidade responsável pela realização do concurso público.
    Onde se lê:
    8.5. Para aprovação no Concurso, o candidato deverá alcançar, em cada uma das provas objetivas, no mínimo, 60% da nota, conforme o previsto no Anexo 8 deste Edital, sendo eliminado, automaticamente, caso não alcance tal percentual.

    Leia-se:
    8.5. Para aprovação no Concurso, o candidato deverá alcançar, em cada uma das disciplinas das provas objetivas, no mínimo, 60% da nota, conforme o previsto no Anexo 8 deste Edital, sendo eliminado, automaticamente, caso não alcance tal percentual.

    * Se essa mudança foi justa, foi uma facada pela frente dos professores, pois, lançaram três dias antes e nada se pode fazer, porque as inscrições não iriam devolver.
    * para não haver injustiça com quem está como aprovado e o restante dos professores: conservar o item 8.1.1. e o 8.5. por provas com seus respectivos agrupamentos de “disciplinas” e suas pontuações, segundo anexo 8, sem a porcentagem de 60% por “disciplina” e sim 60% por agrupamento, segundo o item 8.1.1.

    ResponderExcluir
  6. Fico me perguntando ....será que os professores reprovados no concurso terão tempo suficiente para se qualificarem até a realização do próximo concurso? Afinal, segundo as palavras do ilustríssimo secretário da (Des)educação..." Os professores que não passaram talvez não tenham a formação adequada para a realidade da escola pública" - Mas somos nós que estamos atuando como contratados nas escolas. Sem falar que muitos dos professores que atuam nas escolas estaduais, atuam também nas escolas particulares. (Essa é a realidade do meu município) A diferença é o salário! Hehehe....
    Eu me recuso a dar meu rico e suado dinheirinho para fazer uma nova inscrição para um novo concurso estadual. E sugiro aos demais reprovados a se negarem a fazê-lo também!
    Bom dia!
    Ana Célia

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Leiam a matéria que o Zero Hora publicou no sábado, 19 de maio, pág. 26, Geral, sobre o concurso do magistério.
    Título: POLÊMICA NO MAGISTÉRIO " EXAME É COERENTE DIZEM ESPECIALISTAS". A pedido de ZH, parte da prova que aprovou 7,5% dos candidatos foi avaliada.
    o ZH pediu para que 3 especialistas em educação analisassem as provas. Leiam alguns dos comentários:
    "As questões foram consideradas CLARAS, sem margem para dúvida.
    "Foram exigidas, além do conhecimento linguístico ou gramatical, uma importante e profunda interpretação dos textos". (ANÁLISE DE TEXTOS CUJA BIBLIOGRAFIA NÃO CONSTAVA NO EDITAL, TEXTO: XOAN E BAGNO, grifo meu)
    "A prova foi considerada inteligente, com exigência mediana. O exame chegou a ser comparado com um vestibuldar da UFRGS, não tão difícil"

    Chamaram todos dos professores de BURROS novamente!

    ISSO É UM ABSURDO!

    ResponderExcluir
  9. Gente, não sei o que faço, segundo minha correção em legislação eu consegui os 60%, porém no resultado final dizia que eu não fui aprovada em legislação. Posso ter marcado errado alguma alternativa na hora de passar para a folha de respostas...
    Mesmo assim fiquei na dúvida, algo desse tipo aconteceu com mais alguém, será que eu posso pedir para ver meu cartão resposta ou vai ser impossível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ACONTECEU COMIGO TB EU PEDI REVISÃO DO GABARITO LIGEU LÁ PARA FDHR ELES ME DERAM ESSA RESPOSTA.

      BOA SORTE!

      VLADINEY

      Excluir
  10. Gente, não sei o que faço, segundo minha correção em legislação eu consegui os 60%, porém no resultado final dizia que eu não fui aprovada em legislação. Posso ter marcado errado alguma alternativa na hora de passar para a folha de respostas...
    Mesmo assim fiquei na dúvida, algo desse tipo aconteceu com mais alguém, será que eu posso pedir para ver meu cartão resposta ou vai ser impossível?

    ResponderExcluir
  11. Alguem tem novidade sobre o concurso tipo se vao anular alguma questao e na area juridica e possivel reverter o edital que prejudicou varias pessoas . O que voces acharam da candidata que foi a primeira em todo estado no concurso ? tem um palhaço no facebook que diz que em vez de ficar reclamando vao estudar cara palhaço so porque passou se acha mais que os outros .

    ResponderExcluir
  12. Essa candidata gabaritou a prova?
    Qual é a CRE dela?

    ResponderExcluir
  13. PELA FORMULAÇÃO DA PROVA, PODE ALGUÉM ACERTA 55 QUESTÕES NA PROVA E AINDA REPROVAR E OUTRO QUE ACERTA 36 PASSAR PELA NOVA DISTRIBUIÇÃO DAS NOTAS. É ASSIM, POR QUÊ SÃO 5 PROVAS INDEPENDENTES E NÃO 2 BLOCOS! E ISSO QUE ELES NÃO DEIXARAM CLARO. NOS EDITAIS.
    SÓ NO RIO GRANDE DO SUL QUE ACONTECE ESSES ESCANDOLOS NO GOVERNO!

    ACERTEI 48 QUESTÕES (79%)E AINDA ESTOU REPROVADO!

    VLADINEY



    VLADY

    ResponderExcluir
  14. ‎"O concurso do magistério tinha o objetivo de reprovar os professores em massa"
    LEIA vários artigos que demonstram a indignaçao do magistério
    - O fim do concurso - http://www.cpers15nucleo.com.br/index.php?id=art1283
    - Quem mandou ser professor - http://www.cpers15nucleo.com.br/index.php?id=art1282
    - Desabafo de uma professora - http://www.cpers15nucleo.com.br/index.php?id=art1280
    - Concurso do Magistério 2012 - "Grande engodo" - http://www.cpers15nucleo.com.br/index.php?id=art1279

    ResponderExcluir