Orientação para trabalharmos nesse blog
A ideia deste blog é trabalhar coletivamente nos recursos e pedidos de anulações. Portanto, cada postagem estará tratando de uma disciplina especifica. Colaborem com dicas e argumentos, não se esquecendo de dizer a qual questão você se refere. Observe se a questão que estas falando esta exatamente na disciplina a que a postagem se refere.
Se não tiver postagem ainda da disciplina que queres debater, nos mande um e-mail que logo postaremos (anamadruguinha@gmail.com). Observem com atenção como os recursos tem que ser feito e até qual data devem ser encaminhados (dicas na coluna abaixo). ATENÇÃO!!! Poste só dicas e sugestões, e se possível, deixe seu contato.
Boa sorte para tod@s. Força!!! Venceremos!
sexta-feira, 18 de maio de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Texto da questão:
ResponderExcluir56. A dinâmica do mundo do trabalho, que foi uma categoria explicativa chave da modernidade na obra dos clássicos, como em Durkheim, Weber e Marx, vem perdendo seu espaço na teoria sociológica.
Sobre o papel central do “trabalho” e sobre os desdobramentos da análise sociológica contemporânea, considere as afirmações abaixo.
I – Marx, Durlheim e Weber estabeleceram, na passagem do século XVIII para o século XIX, uma noção de trabalho que permitiu decifrar a sociedade moderna ocidental, caracterizada pela emergência da grande indústria e pela expansão das práticas de trabalho assalariado.
II – Para Émile Durkheim, a “divisão social do trabalho” tornou as sociedade mais complexas e indiferenciadas socialmente.
III- Com o advento da Terceira Revolução Industrial e a flexibilização do trabalho, a classe trabalhadora perdeu seu poder e seu papel estratégico na análise social, dando lugar a temas relacionados aos novos movimentos sociais, à vida quotidiana e ao mundo vivido, assim como a novas formas de racionalidade.
Quais estão corretas?
A) Apenas a I.
B) Apenas a II.
C) Apenas a I e a II.
D) Apenas a I e a III.
E) A I, a II e a III.
A resposta correta seria a D.
Texto do Recurso:
No Edital Nº 01/2011 e Anexo 10 - Programa e Bibliografia, não foi relacionada a bibliografia referente a matéria pedida na questão formulada, mais especificamente, a da alinea “ II”, tornando-se totalmente nula a questão; pois nâo há menção alguma sobre o assunto, como foi colocado na questão, na Bibliografia pedida, somente em livro específico de Título: “Da Divisão Social do Trabalho” de Emile Durkheim o qual não esta arrolado no Edital:
No Edital constam os seguintes:
4.3. SOCIOLOGIA
ABRAMOVAY, Miriam et al. Violência nas escolas. Brasília: UNESCO, Coordenação DST/AIDS do Ministério
da Saúde, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça, CNPq, Instituto Ayrton Senna,
UNAIDS, Banco Mundial, USAID, Fundação Ford, CONSED, UNDIME, 2002. Disponível:
http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001287/128717por.pdf
BOBBIO, N. Estado, governo, sociedade, para uma teoria geral da política. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
BUARQUE DE HOLANDA, Sérgio. Raízes do Brasil. 18ª. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986. Editora
Brasiliense,1973
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 1997
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do estado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira (Coleção
Perspectivas do Homem, 99) , 1975.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973.
GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Editora da UNESP, 1991
GIDDENS, Anthony. Sociologia. São Paulo: Artemed Editora AS, 2008.
IANNI, O. Sociologia e sociedade no Brasil. SP, Alfa-Ômega, 1975.
LARAIA, Roque de Barros.Cultura: um conceito antropológico. 23 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009
MARRA, Célia A. dos Santos. Violência escolar- a percepção dos atores escolares e a repercussão no cotidiano da
escola. São Paulo: Annablume, 2007.
MARX, Karl; ENGELS, Friedriech. A ideologia alemã. São Paulo: Hucitec, 1984.
OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à sociologia. São Paulo: Ática, 2000.
VILA NOVA, Sebastião. Introdução à Sociologia. São Paulo: Atlas, 1999.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo> Martin Claret, 2002.
WEFFORT, F. C. (org.) Os clássicos da política, v. 1 e 2. São Paulo: Ática,1998.
Destes somente os livros em destaque poderiam ter a resposta para a questão de número 56, o que após verificação detalhada não foi constatada.
Diante do exposto, requeiro a anulação da presente questão nº56, alinea. (II) impertinente a matéria pedida no Edital.
Entrei contra duas questões deta prova, a 51 e a 57.
ResponderExcluirNa 51 pela afirmação errada sobre a Sociologia Americana/Escola de Chicago. Na questão fala que "Seus principais representantes foram...". São citados 3 nomes e deixam de fora outros tantos fundadores da Escola como Park e Sociologos americanos como Parsons.
Na questão o "foram' remete a escola de chicago, mas mesmo que fosse a toda a Sociologia americana estaria errada esta redução.
Na 57 quero considerar errada o que fala da UNIVERSALIZAÇÃO do voto feminino em 1932. O voto feminino ocorre em 32, mas com restrições, não foi universalizado.
Se alguem quiser minha argumentação (4 páginas em cada uma) mando por e-mail.
Oi, pode mandar o recurso da 51 para nessagil@gmail.com?
ExcluirZeferino, apenas cuidado com o tamanho do recurso, tentem enxugar!
ResponderExcluirAi vai umas DICAS PARA OS RECURSOS, na parte de baixo do blog vocês encontram mais dicas! Boa sorte!
O texto de um recurso deve ser o mais direto e objetivo possível, sem adentrar em discussões acerca da interpretação subjetiva da questão/candidato.
Por experiência, sei que a banca desconsidera essa tipologia de argumentação.
O ideal é mostrar que determinado uso da palavra/expressão causou – de acordo com o dicionário/livro indicado (página tal) – ambiguidade na resposta...
A explicação é simples: a banca é composta pelos autores das questões; eles podem entender a ambiguidade mas jamais aceitação que estavam errados...
Prof. Omar Martins
Valeu pela dica.
ResponderExcluirFiz umas 4 página, mas a maior parte do conteúdo são citações para mostrar meu ponto de vista que é reduzido e direto. As citações são de livros e documentos.
Não sei se precisava tanto, mas na dúvida....
Não fui agressivo, mas apontei um erro.
Cuidado com recursos muito grande, olhe a dica:
ResponderExcluirDICAS PARA OS RECURSOS
O texto de um recurso deve ser o mais direto e objetivo possível, sem adentrar em discussões acerca da interpretação subjetiva da questão/candidato.
Por experiência, sei que a banca desconsidera essa tipologia de argumentação.
O ideal é mostrar que determinado uso da palavra/expressão causou – de acordo com o dicionário/livro indicado (página tal) – ambiguidade na resposta...
A explicação é simples: a banca é composta pelos autores das questões; eles podem entender a ambiguidade mas jamais aceitação que estavam errados...
Prof. Omar Martins