Orientação para trabalharmos nesse blog

A ideia deste blog é trabalhar coletivamente nos recursos e pedidos de anulações. Portanto, cada postagem estará tratando de uma disciplina especifica. Colaborem com dicas e argumentos, não se esquecendo de dizer a qual questão você se refere. Observe se a questão que estas falando esta exatamente na disciplina a que a postagem se refere.
Se não tiver postagem ainda da disciplina que queres debater, nos mande um e-mail que logo postaremos (anamadruguinha@gmail.com). Observem com atenção como os recursos tem que ser feito e até qual data devem ser encaminhados (dicas na coluna abaixo). ATENÇÃO!!! Poste só dicas e sugestões, e se possível, deixe seu contato.
Boa sorte para tod@s. Força!!! Venceremos!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Prova de Lingua Portuguesa (comum a todos candidatos) - Questões de 01 a 10

64 comentários:

  1. Preciso anular uma de Português.... alguém tb precisa ou vai entrar com algum recurso nesta prova?

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  2. Tbm preciso uma em português!
    Vamos tentar aqui dar dicas e ideias para que possamos por em nossos recursos.
    A questão 9 pode ter mais de uma alternativa. Precisamos formula-la.
    Pra mim a 9 e a 10 podem ser questionadas por se tratar de uma legislação. Quem tem formação para ler legislação é a área da Ciências Sociais Jurídica. É preciso formular melhor. Poste ai quem tiver formulações, socialize. E quem só quer dica, aguarde.

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  3. Minha solicitação é referente à questão número 01 que da prova de português referente sobre o uso da crase, onde descrevo abaixo a referida questão:
    01 - Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 04, 12 e 27 do texto.
    a) As – a – à – à
    b) Às – a –à – à
    c) Às – à – a – a
    d) As – a – a – a
    e) Às – á – á – a
    No gabarito consta a resposta correta como sendo a letra B. Tive dificuldade em resolvê-la pelo motivo de que no texto na linha 08 encontra-se a mesma expressão “as obras de arte e de pensamento” sendo que o “as” desta frase não continha a crase. O que me levou a cometer o erro de não encontrar a resposta correta, pois presumi que estaria correta a expressão do texto que não continha a crase. Peço que a mesma questão seja revista, pois acredito que está errada a não colocação da crase no “as” da frase 08 do texto o que por sua vez causa dubiedade na questão 01. Com isso levo a crer que a questão deva ser anulada.

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  4. Meninas,
    Concordo com a Ana Paula. O texto legislativo é para quem possui formação na área do Direito. Com certeza, as questões 9 e 10 são questionáveis, por se tratarem deste texto legislativo. A questão 9 me parece possuir mais de uma resposta, afinal de contas as alternativas a e b são possíveis respostas, ou seja, mais de uma alternativa como resposta. A questão 10 ao meu ver, não possui erro na formulação, porém passível de anulação por tratar-se do texto legislativo.

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  5. Bom dia, meu nome é Claudia fiz para Direito, preciso de uma questão de portugês, estava na dúvida se as provas eram iguais pelo visto são. Eu tenho pronto recurso para a questão 9, caso voces tenham interesse por favor mandem um e-mail: juridico@novello.com.br

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    1. Claudia, obrigada pela tua contribuição, aproveito o espaço também para saber se tens disponibilidade em auxiliar-nos em algum tipo de procedimento jurídico que podemos tomar para que possamos sanar dúvidas e até mesmo mover uma ação, solicitando o cancelamento da retificação do edital modificando a processo de avaliação dos 60%. Caso não tenhas possibilidade, tens alguém para nos indicar?

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    2. Oi pessoal, neste fim de semana vou pensar em algo na segunda dou noticias!Abraços à todos.

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  6. Oi Claudia, te enviando um e-mail neste momento....

    Realmente, a questão 9 e 10 se referem a um texto jurídico, sendo que o decreto não está na íntegra, o que prejudica sua interpretação.

    Eu precisaria anular somente a questão 9, porém como a 10 se refere ao mesmo texto, acho interessante apresentar recurso para essas 2 questões.

    Assim, ao meu ver, nos dá mais credibilidade.... o que acham?

    Qualquer coisa, meu e-mail: flaviasilvestri@yahoo.com.br

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  7. Flavinha, a proposta deste blog é que divulguem AQUI as idéias para que todos que queiram fiquem sabendo sobre argumentos para os recursos. Se tratarem por e-mail apenas, pode limitar a socialização. Pedimos que além de perguntar quem tenha idéias, que as pessoas ponham o que já pensou... Vamos, lá! Todo mundo se esforçando em construir os argumentos!!! Quanto mais gente pensando, mais brechas conseguirão detectar de errado nas provas. Ok? Boa sorte colega! bjs,

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  8. Olá, pessoal!

    Sou professora de português. Não vejo possibilidade de anulação na prova de língua portuguesa.

    Na questão número 1, por exemplo, o que muda na passagem "obras de arte" é a função sintática. Na linha 4, "as obras" é objeto indireto, por isso precisa do acento indicativo de crase. Na linha 8, é objeto direto, portanto não necessita.

    Nas duas últimas questões, é interpretação e análise de voz passiva, não apenas uma questão jurídica. A questão 9 trata da finalidade, é uma relação com o objetivo do texto, não é necessário ser especialista na área.

    Acredito que temos que focar na anulação de questões mais vagas que há na prova, não nessas em que há justificativas.

    Abraço

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  9. Professora anônima, obrigada pela contribuição, mas precisamos "ganhar" questões em português e tentaremos mesmo assim. Seu depoimento me desanimou, portanto peço que tente nos ajudar e não desanimar e desestimular. Tenho posição de outros professores de português que fazem outra avaliação.

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  10. O professor Jaires me escreveu que: "Vou entrar com recurso referente à questão 09 de Língua Portuguesa (decreto sobre diversidade linguística)"(Jaires Porciúncula - Prof. Português/Espanhol-UFPel)

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  11. Pessoal,
    Como já havia postado anteriormente, questiono a questão de numero 9 da Prova de Língua Portuguesa (geral), pois no meu entendimento, as alternativas "a" e "b" são possíveis respostas e não somente a alternativa "c". Acho importante trocarmos idéias aqui, pois acredito que nossas argumentações ou até mesmo os recursos podem ficar mais solidificados.

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  12. As alternativas "a" e "b" tratam do conteúdo do Inventário, não da ação jurídica desempenhada por ele. Podemos refletir o seguinte: qual o objetivo de um decreto? Estabelecer, instituir algo. Qual a alternativa que melhor responde esse questionamento?

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    1. Oi, meu nome é Cláudia: Na lição da doutrina administrativista [1], o decreto é ato administrativo formal, de competência privativa do Presidente da República, podendo veicular, em sua substância, atos individuais ou atos gerais. A partir da EC/32, é possível identificar decretos presidenciais veiculando atos concretos, atos normativos regulamentares, ou mesmo “atos normativos autônomos”, caso específico de nossa questão, e em sendo assim, como conteúdo normativo autônomo tem fundamento constitucional de validade imediata, sem intermédio de lei, não nasceu de uma lei que deverá ser regulamentada. Na análise da questão por está lógica com a informação de que foi criado um instituto o Inventário Nacional da Diversidade Linguística com todas as suas funções já delimitadas e determinadas. Foram elencadas cinco alternativas de respostas para um cabeçalho, todas corretamente descritas no corpo do decreto, passando a impressão de que todas estavam certas, pois encerram os ditames daquele, fator determinante para desviar a interpretação, quando o mesmo perguntava qual a ação jurídica desempenhada pelo decreto que instituiu o Inventário Nacional da Diversidade Linguística. (grifo nosso), s.m.j todas as ações elencadas nas alternativas referem-se ao teor do decreto apresentado. [1] DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo, 14ª Ed. São Paulo, Ed. Atlas, 2002.

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    2. Outro argumento pra recurso:A questão de nº 9, ao abordar um texto de cunho especificamente jurídico, inquirindo os candidatos a identificarem o significado do termo “a ação jurídica” de um mandamento legal, ou seja, delimitarem qual seu objetivo especificamente na norma jurídica apresentada, neste acaso o decreto, foge a ceara da interpretação, pois não trata de questão da matéria de língua portuguesa prioritariamente. Neste caso, smj é necessário que o conhecimento do candidato vá além, inclusive de conhecimentos gramaticais como, por exemplo, o significado das palavras. A ação jurídica do decreto e de qualquer outra norma legal requer conhecimentos jurídicos específicos quanto ao alcance da norma jurídica, sua definição, seu objetivo, sua ordem hierárquica enfim os fatores de definição são muitos e extremamente específicos do mundo jurídico.

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    3. Podem buscar os argumentos que quiserem. A ação é estabelecer, bem clara a partir do verbo. As outras alternativas tratam do conteúdo do inventário.

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    4. Diz em relação a fundamentação verbal entre estabelecer e instituir? Óbvio, são sinônimos...
      Porém Não consta no edital interpretação sobre normativas legais, o uso do termo "ação jurídica" é usual para especialistas na área de ciências jurídicas e sociais. Dentro desta análise fundamentalmente o recurso pode e deve estabelecer esta direção, tanto na interpretação como na blindagem de terminologia.
      O objetivo de um concurso é preencher as vagas, ou arrecadar fundos?
      Abraço a tod@s e que isso sirva para a argumentação!

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  13. Olha, só posso ser burra então, e olha que interpretação de texto sempre foi o meu forte, mas não consigo ver uma só alternativa correta na questão 9. Na hora da prova minha cabeça fez um nó nessa questão. A falta de clareza dela piorou a situação.

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  14. Gente, achei um bom texto aqui, leiam e vamos para a prova do concurso tentar achar algum furo: http://oglobo.globo.com/emprego/erro-de-portugues-em-questoes-de-concurso-problema-que-se-repete-4707398

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  15. Muito bom Claudia!!! Aqui esta o decreto do "texto" 2: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7387.htm

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  16. O que define um discurso (texto) como jurídico não é apenas o fato de tratar de temas legais ou de utilizar linguagem técnico-jurídica. O que de fato diferencia o discurso jurídico dos outros discursos que o cercam (político, social, religioso, etc.) é a existência de determinadas características que permitem considerá-lo como um subconjunto discursivo, pertencente ao conjunto de todos os
    discursos pertencentes a uma determinada língua natural.
    O discurso jurídico se baseia em uma dupla isotopia: a primeira se refere ao discurso legislativo e a segunda se refere ao discurso referencial. O discurso legislativo é composto de enunciados performativos e normativos que conferem existência jurídica a determinados fatos e pessoas que advêm do discurso referencial, entendido como o próprio mundo social anterior à fala que o articula.
    Apropriando-se da gramática de determinada língua natural, o discurso jurídico irá conferir “juridicidade” a seus termos, transportando-os para o universo jurídico, onde recebem significação própria e passam a pertencer a esse universo.
    Para compreender os fenômenos da produção jurídica e da verificação jurídica é necessário considerar que o discurso jurídico prevê prescrições e proibições de condutas, o que permite dizer que os comportamentos prescritos são aqueles que devem ser obedecidos e os comportamentos proibidos são aqueles que não devem ser praticados, por estarem em desacordo com o ordenamento jurídico.

    Fonte(s):
    http://www.fflch.usp.br/dl/semiotica/es/…

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  17. Olá estou postando dois recursos a 2 e a 9 de portugues
    Questão número 02
    Língua portuguesa
    Analisando a questão 02 de língua portuguesa, pode-se observar que de acordo com o texto a opção D também está correta. Com relação à opção D: "Há uma separação rígida entre a memória oficial, pertencente ao Estado, e a memória popular, pertencente a agentes diversos."

    Segundo o texto (linha 23): “A miséria pomposa não é, porém, o único aspecto da concepção oficial e celebrativa do patrimônio histórico-cultural. A concepção oficial e celebrativa do patrimônio privilegia, ainda, a memória dos poderosos e vencedores, concebida como única, linear, contínua e progressiva”.

    Nessa parte específica o texto põe de um lado a concepção oficial, pertencente aos poderosos (oficial= autoridade reconhecida/Estado/poderosos/soberania), e esta concepção, conforme o texto é única e linear, contínua e progressiva. Essa concepção, que é unilateral, é que condena as políticas de patrimônio histórico, cultural e ambiental à forma mísera e pomposa da memória (isto é, a memória oficial). Essa memória, por ser “única” (linha 25) opõe-se à memória popular, àquela que é de “diferentes agentes socioculturais; que instituem a memória como direito do cidadão (linha 31), quer dizer, a memória” como ação de TODOS OS SUJEITOS SOCIAIS (linha 32).

    Por fim, o texto mesmo trava a separação entre memória oficial e memória dos agentes diversos: "Em lugar de uma memória ILUSORIAMENTE ÚNICA..." (linha 33), ou seja, aquela pertencente à memória oficial, “... permitem a afirmação de memórias, no plural...” (linha 33).

    Portanto, de acordo com o texto, há sim uma separação rígida entre a memória oficial (representada pelo Estado/pelos poderosos e que é única e linear) e a memória dos agentes diversos (uma memória plural). Logo, afirmativa D também está correta, de acordo com o próprio texto.












    Questão número 09
    Língua portuguesa
    A questão 09 expressa três alternativas corretas, além de seu enunciado confundir o candidato ao pedir que “Assinale a alternativa que expressa corretamente a ação jurídica desempenhada pelo decreto de que trata o texto 2”, medindo conhecimentos legislativos e não lingüísticos.
    Um decreto é usualmente utilizado pelo chefe do poder executivo para fazer nomeações e regulamentações de leis (como para lhes dar cumprimento efetivo, por exemplo), entre outras coisas), assim entende-se que a ação jurídica estabelecida pelo decreto de que trata o texto, conforme a pergunta, é um conjunto das três afirmativas (A, B e C), deixando confusa a questão e não nos dando uma verdadeira alternativa de resposta.
    De acordo com a alternativa A “Valoriza e Promove a Diversidade Linguística no Brasil.”: No Artigo 1º lemos, Fica Instituído o Inventário Nacional da Diversidade Linguística, sob gestão do ministério da cultura, como instrumento de identificação, documentação, reconhecimento e valorização das línguas portadoras de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.
    De acordo com a alternativa B “Reconhece e documenta as diversas línguas faladas no Brasil e atribui aos estados a função de valorizá-las e promove-las”:O decreto atribui aos estados a valorização de promovê-las, pois Estado refere-se ao conjunto de instituições que regulam e de apoio que têm soberania ao longo de um território definido e população. (podendo interpretar como sendo qualquer divisão territorial, Distrito federal, estado ou município), assim interpretando com o que está escrito no artigo 5º “As línguas farão jus a ações de valorização e promoção por parte do poder público” e no artigo 6º “Os estados, o Distrito Federal e os Municípios serão informados pelo Ministério da Cultura, em caso de Inventário de alguma língua em seu território, para que possam promover políticas públicas de reconhecimento e valorização”. Então, dessa forma, pode-se interpretar a alternativa B, como correta também.

    Espero ter ajudado

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    1. Boa noite.
      Sou Prof. de Língua Portuguesa e também concordo que a questão 09 de L.P deve ser anulada, pois no mínimo três das alternativas (A, B e C) podem ser interpretadas como corretas. Além disso, trata-se de um “recorte” do decreto o que permite ao candidato mais de uma interpretação. Nesse sentido, a “ação jurídica” não pode ser limitada a “recortes” de “artigos” de um “decreto”, já que o decreto em sua totalidade é que expressa corretamente a “ação jurídica”.
      Abraço e avante com os recursos!

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    2. Olá, prof.

      Você já estudou a língua a partir dos gêneros textuais? Consegue diferenciar uma ação do assunto. Então, para mim, ação é estabelecer, o restante das alternativas são sobre o que trata o inventário.

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  18. Olá,

    Não esquecem de colocar em outras palavras os argumentos da questão, para q não fiquem todos os recursos iguais.
    No final do recurso da questão 9 acrescentar que desejam a mudança de gabarito ou anulação da questão.

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    1. Nao é uma boa ideia pedir por mudança de resposta. Isso prejudica os que acertaram. Pedir anulaçao favorece a todos.
      Vamos ser unidos né?
      Angela Silva

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    2. Gente, escrevi "esquecem" que horror! Retificando:

      Não esqueçam de colocar em outras palavras os argumentos da questão, para q não fiquem todos os recursos iguais.
      No final do recurso acrescentar que desejam a mudança de gabarito ou anulação da questão. (de preferência a ANULAÇÃO)

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  19. Isso, alterar, acrescentar algo, vamos ser inteligente né gente!!! Não vamos entregar cópias exatas!!!

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  20. E o ideal é cada um entregar de varias questões, aumenta nossas possibilidades de conseguir alguma!

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  21. Acredito que poderão mandar recursos de todas, mas não anularam nenhuma. Eu não tenho conhecimento algum de discurso jurídico e respondi com facilidade a questão 9, pois trabalho há muito tempo com a perspectiva interacionista da língua. Esta considera os textos em sua função social, estudando-se seu contexto de produção, logo não era necessário conhecer o discurso jurídico, mas do que se tratava de uma ação e do que se tratava do conteúdo do texto.

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    1. Estou achando que sim Victória, caso seja é muito antiético esta pessoa estar se metendo num âmbito que não lhe cabe, inclusive, revelando posições. Mas peguemos as anti-dicas dessa pessoa que esta querendo nos desmobilizar e usemos a nosso favor.

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    2. Realmente "não anularam nenhuma", pois os recursos ainda não foram julgados! Tem cada uma! rsrsrs

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  22. Concordo plenamente, preciso de uma questão, acertei a 9 e a 10, mas vou entrar mesmo assim. Se alguém tiver outra em port ficaria grata, preciso de apenas uma.

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    1. Rejane, olhe todos comentários de cima pra baixo vc encontrara dicas de outras questões.

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  23. Pessoal, é o seguinte, os recursos postados acima por anonimo foram montados por mim e mais uma galera, com muito estudo e ajuda de professores universitários, sabemos o que estamos fazendo e estamos no caminho correto, peço somente que não enviem os recursos idêntico a esse postado acima, tentem modificar um pouco.....quanto a o outro anonimo que insiste em dizer que n temos razão, cada um tem suas idéias e estamos num grande grupo para recursar tais questões o que n precisamos agora é de alguém que só nos desanime...... seguimos firme galera.....abraços!!!

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  24. Perfeito Juliana! E muito obrigada pela contribuição que vocês nos deram! Sigamos em frente! E não esqueçam de alterar um pouco o texto para não entregarmos cópias idênticas!!! bjs,
    Ana

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  25. Gente, este é o Programa de português que saiu junto ao edital 01:

    Programa:
    Interpretação e compreensão global de texto. Tipologia do texto:informativo, narrativo, descritivo, literário,
    argumentativo.
    Vocabulário: sentido e substituição de palavras e de expressões no texto. Sinônimos, antônimos, polissemia.
    Homônimos e Parônimos.
    Estruturação do texto e dos parágrafos. Recursos de coesão e coerência textual. Informações literais e inferências.
    Significação contextual de palavras e expressões: denotação e conotação. Figuras de linguagem. Ortografia: Sistema
    oficial vigente. Relações entre fonemas e grafias, acentuação gráfica. Tonicidade. Formação de palavras: prefixos e
    sufixos.
    Morfologia: Estrutura e formação de palavras. Classes de palavras e seu emprego. Flexão nominal de gênero e número.
    Flexão verbal: verbos regulares e irregulares. Vozes verbais. Emprego de modos e tempos verbais. Emprego dos
    pronomes pessoais e das formas de tratamento. Emprego do Pronome Relativo. Emprego das conjunções e das
    preposições. Colocação pronominal.
    Sintaxe: Funções sintáticas de termos e orações. Processos de coordenação e de subordinação. Construção do período.
    Nexos semânticos e sintáticos. Equivalência e transformação de estruturas. Concordância nominal e verbal. Regência
    nominal e verbal.
    Emprego da crase. Emprego dos sinais de pontuação.
    Bibliografia:
    Acordo Ortográfico promulgado pelo Decreto n.º 583, de 29/09/2008 (sobretudo as mudanças nas regras de acentuação
    e no uso do hífen).
    CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48. ed. rev. São Paulo: Companhia
    Editora Nacional, 2008.
    CINTRA, Lindley; CUNHA, Celso. Nova gramática do português contemporâneo. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova
    Fronteira, 2007.
    FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 4. ed. Curitiba: Positivo,
    2009.
    FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 16. ed. São Paulo: Ática,
    2003.
    GARCIA, Othon M. Comunicação em Prosa Moderna. Rio de Janeiro:FGV. 2010.
    GERALDI, João Wanderley. O Texto na Sala de Aula. São Paulo:Ática.2006.
    GUEDES, Paulo. Manual de Redação.Porto Alegre,:UFRGS.2003
    KOCH, Ingedore G. Villaça. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo:Contexto, 2008.
    LUFT, Celso Pedro. Dicionário Prático de Regência Nominal. São Paulo:Ática, 1999.
    ____. Dicionário Prático de Regência Verbal. São Paulo:Ática, 1999.

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  26. Boa noite, acredito que a Claúdia e o Celado Neto estão correto qdo focam na expressão "ação jurídica desempenhada pelo decreto...", como objeto para anular a questão nº 09; pois, não compete ao leigo adentrar no espírito da lei, somente os operadores do direito estão mais afeitos a interpretação jurídica, que via de regra só se consolida depois de muita reflexão acerca do tema...
    Também, concordo que há mais de uma resposta correta. Portanto, temos aí, duas controvérsias: a primeira focada na interpretação específicamente técnica do texto, que não avalia a partir da semântica nenhum contéudo relativo a prova de português; já a segunda diz respeito, pelo fato de haver mais de uma resposta interpretativa correta... Abços, Antônio.

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  27. Boa noite,
    Posso estar muito perdida, mas fiz prova para séries iniciais (5.1) e as questões comentadas acima são diferentes das que tenho em minha prova.
    Fiquei por apenas 1 questão em português, alguém pode me ajudar a entrar com algum recurso??????

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  28. EaD, pelo que conversei com algumas colegas, a prova de português para series iniciais foi diferente. Por isso abrimos outra aba, você tem que ir onde esta escrito Seres iniciais (5.1), certo? Boa sorte! http://recursosconcursomagisteriors.blogspot.com.br/2012/05/prova-de-lingua-portuguesa-para-series.html#comment-form

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  29. Ai gente, não sei como mudar esses recursos que o pessoal colocou aqui...minha cabeça está fritando tanto que já estou pensando até me não entrar com recurso nenhum rsrsrs....Vou é pedir meu direito insalubridade daqui a pouco heehhehe

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  30. Bom dia à todos! Bem, como havia prometido em relação a anulação do concurso este em especial, passa por um cunho totalmente subjetivo, não há lacunas no edital que propiciem recurso para aquela, as obscuridades foram sendo sanadas ao longo dos anexos. Geralmente busca-se a anulação de concursos com base em editais mal formulados, no caso deste poderia-se buscar uma anulação em razão do grande número de reprovados questão que poderia ser agravada com a anulação das provas da região de Uruguaiana, por exemplo, mas para as duas alternativas, temos novas provas marcadas lá e o anúncio de novo concurso. Sendo assim, infelizmente não vejo questão objetiva para contestar. Claro que os pedidos podem surgir apenas da insatisfação do autor mas tem que trazer algo mais. Infelizmente esta é minha opnião. Por outro lado, acredito que os recursos devam ser apresentados, penso que a linha que estamos adotando seja a mais convincente e possível de ser aceita pela banca. Continuo à disposição de todos. Sorte!

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  31. Prezada Claudia, obrigado pela sua contribuição, que é sempre pertinente. Minha esposa já coordenou na década de 90, mais de um concurso seletivo para uma determinada empresa pública de POA, como funcionária responsável desta. Portanto, o foco p/quem está precisando de apenas uma (1) questão, nesta prova de Português, é tentar anular a + batida até agora, que no caso em voga é a questão nº 09. Pela orientação que recebi, diante da minha necessidade específica, a probabilidade de maior êxito qto ao RECURSO, é buscar a ANULAÇÃO DE QUESTÃO, neste caso, as que deixam à desejar qto a objetividade qto ao tema disposto no edital (avaliação do conteúdo da Língua Portuguesa)... Pois, são dúbias e geram respostas múltiplas, face a subjetividade da questão interpretativa... Espero, estar contribuindo a partir do presente fórum. Abços e não esmoreçamos... Não deixemos o ânimo nos abater, pq o nosso alento é a nossa persistência...

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  32. Isso ai!!! Não vamos esmorecer!!! Não está morto que peleia! E temos direito a questionar... não foi a toa que gastamos nosso rico dinheirinho e nosso tempo investindo nesse concurso que nos fez de palhaços. Estou precisando da prova de português digitalizada. Alguém tem? Se sim, pode me mandar? Quero encaminhar para uma especialista nos ajudar. Mande-me para anamadruguinha@gmail.com

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  33. Este comentário foi removido pelo autor.

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  34. Contribuindo...

    Questão 6

    Solicito rever a questão de nº 6 pelos motivos abaixo elencados

    - o adjunto adverbial no presente (linha 15) está deslocado para a frente do verbo, portanto, se as vírgulas forem suprimidas não haverá prejuízo ao sentido, mas constituirá erro (correção, coesão), pois segundo Domingos Paschoal Cegalla – Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, pág. 82 – usaremos vírgula para separar adjuntos adverbiais.

    Exs.: “Eis que, aos poucos, lá para as bandas do oriente, clareia um cantinho do céu.” (Taunay)
    “Com mais de setenta anos, andava a pé.” (Graciliano Ramos)


    Logo, esse romano está incorreto, como incorretos estão o II e o III, por isso peço anulação dessa questão, por não ter a alternativa correspondente a nenhuma correta.

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  35. Estou com o recurso pronto para a questão 9 de português, caso ajude alguém a elaborar mais algum...

    QUESTÃO Nº 09

    Solicito a anulação da questão nº 09 da prova de Língua Portuguesa, visto que os artigos do decreto 7.387, expostos na questão, dão margem à interpretação de duas alternativas como respostas corretas.
    No trecho “Art.1º - Fica instituído o Inventário Nacional da Diversidade Linguística, sob gestão do Ministério da Cultura, como instrumento de identificação, documentação, reconhecimento e valorização das línguas portadoras de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”, a palavra instituído, do verbo instituir, pode ser interpretada como a atribuição de responsabilidades ao Inventário Nacional da Diversidade Linguística. Corroborando com esta interpretação, segundo o Dicionário Brasileiro Globo (2003), o verbo instituir tem como sinônimo o verbo disciplinar, que segundo o mesmo dicionário significa fazer obedecer, ou seja, regrar. Desta forma o termo instituído, da maneira como está exposto, também pode ser interpretado como uma forma de regrar o Inventário Nacional da Diversidade Linguística delegando-o o dever de servir como um instrumento de identificação, documentação, reconhecimento e valorização das línguas portadoras de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.
    Considerando-se somente os artigos dispostos na questão, e a possível conotação da palavra instituído, uma interpretação plausível é a de que o texto decreta que o Inventário Nacional da Diversidade Linguística seja reconhecido como um instrumento de identificação, documentação, reconhecimento e valorização das línguas portadoras de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, tendo a responsabilidade de inventariar as línguas do território brasileiro. Identificando-se tais línguas é dever do poder público valorizar e promover a diversidade linguística no Brasil, como afirma o artigo 6º, estando correta, também, a alternativa a.
    De outra banda, a questão também comporta anulação em razão de ensejar interpretação acerca da ação jurídica desempenhada pelo decreto.
    Inicialmente, importa sinalizar que o decreto é uma espécie normativa destinada a veicular matérias de competência do Poder Executivo, esclarecendo e regulamentando a lei que se refere. Nessa senda, percebe-se que a pergunta, sob o enfoque questionado, enseja conhecimentos legais acerca da ação jurídica desempenhada pelo decreto, o que não pode ser objeto de questionamento em uma prova de língua portuguesa.
    Note-se que o candidato, ao desconhecer a ação jurídica de um decreto, chega a conclusão de que o texto valoriza e promove a diversidade linguística no Brasil, assertiva indicada pelo candidato como correta. Além disso, oportuno destacar que o prévio conhecimento jurídico na prova de português não é exigível, sendo adequado tal questionamento junto à área de conhecimentos jurídicos.
    Nesse contexto, ensejando, pois, duplicidade de interpretação impõe-se o reconhecimento da anulação da questão, por ofensa ao princípio da igualdade entre os candidatos.

    Referência

    FERNANDES, Francisco; LUFT, Celso Pedro; GUIMARÃES, F. Marques. Dicionário brasileiro Globo. 56ª ed. São Paulo: Globo, 2003.

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  36. Muito bom Filipe, parabéns pela construção e pelo ótimo arrazoado.
    Com certeza, o texto (recurso) possui um tecnicismo lógico e coerente, digno de um profissional do Direito. Portanto, acredito que este recurso deva servir de espelho (modelo), por abordar a possibilidade de múltiplas assertivas, bem como, a anulação face ao conteúdo interpretativo de cunho técnico-jurídico. Pois, o enunciado da questão nº 09, não condiz com a proposição do edital acerca da correta auferição da prova de Língua Portuguesa. Simplesmente, porque não compete ao candidato ser avaliado a partir de um texto, eminentemente técnico, centrado em linguagem especificamente jurídica, que esta em desacordo com a linha de avalição e auferição do concurso, para fins de aprovação.
    OBS: Alertando ainda, que estamos na reta final do prazo para interpor o RECURSO. Devendo ainda, não realizar uma simples cópia do Recurso do Filipe... BOA SORTE PARA TODOS NÓS!!!

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  37. Podemos copiar esse recurso sem alterar nada? Teria problema?

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  38. Juju e demais, acho bem ruim a gente entregar cópias exatas!!! A banca que estará os lendo vai é detectar a cópia e simplesmente não lerá mais. Saca? Dai perde o efeito que queremos de ter MUITOS recursos!!! Alterem... acrescentem coisas, escrevam com outras palavras... pelo menos esse trabalho a gente vai ter que se da já que não elaborou sozinho outro. Vão nos chamar de preguiçosos entregando cópia, alem de perder credibilidade!!! Boa sorte!!!

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  39. Obrigada Ana Paula!! E não esqueçam que hoje termina o prazo para entrega dos recursos!!

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  40. Sim Juju!!! Temos que levar até as 17 horas na FDRH!!! Vou lá as 16 horas, moro perto. BOA SORTE gente!!!

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  41. Ana Paula, tu sabes o que coloca na lacuna onde pede "número do concurso" ? Seria 2011?? Obrigada, boa sorte tb!!

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  42. Achei,é n.01/2011 ! hehehe

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  43. Ai Jesus, agora achei outro número, n.11/2012.... tudo no mesmo edital...e agora, qual é?Minha cabeça já está pifando gente =(

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  44. Enfim, liguei pra lá e um moço bem de má vontade me informou que é o número da Habilitação ( Biologia é 3.1) ....Espero que ele esteja certo, se não meus recursos serão invalidados...

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  45. NÃO!!! o numero do concurso é 01/2011 do primeiro edital!!!
    Tem outro espaço para o numero de Área/Habilitação!!!!

    bjs

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  46. Eu coloquei 01/2011. Acho que eles não invalidam os recuros por isso.

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  47. Ana Paula, isso que eu falei pra ele, mas ele me disse que no espaço de Aré Habilitação, temos que escrever por extenso, e no número, colocar o 3.1 !!! Victoria, diz ali no edital que os recursos serão invalidados se houver qualquer erro nessa parte. E agora???

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  48. Gurias, aconselho vcs a ligarem pra lá também...só não se espantem com a simpatia e educação do funcionário! O tel é 32312888. Depois digam o que aconteceu! bjus

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  49. Questão 2

    Não merece reparos o apontamento da alternativa “e” como correta de acordo com o texto narrado, pois, como expõe Marilena Chauí o conceito de patrimônio histórico cultural vai muito alem da versão homogeinizadora contada pela considera “história oficial celebrativa” que como classifica Merleau-Ponty é mísera e pomposa.

    De fato, o patrimônio histórico cultural em si, diferentemente do que nos é apresentado como tal, é, ou ao menos deve ser tido como fosse, resultado de processos históricos dinâmicos, produto das inúmeras influencias que nos constituem, observando a pluralidade dos pontos de vista sobre um mesmo fato, sobrepondo a freqüente visão ilusória de uma memória social única (vide último parágrafo).

    A partir deste raciocínio, bem como, do próprio início do texto, que problematiza o efetivo benefício do patrimônio cultural e histórico e seu papel na destruição da memória que não interessa a versão oficial apresentada como única é justamente que a autora propõe uma nova abordagem contra-hegemônica ao que vem sendo apresentado e catalogado como patrimônio histórico cultural, respondendo a seguinte pergunta: É possível uma outra política?

    Desta forma, improvável é qualquer outra interpretação que não a de que existe sim uma escancarada separação entre o que é frequentemente apresentado como patrimônio e o que de fato é segundo sua definição, tendo em vista que há sim uma separação evidente entre a versão celebrativa oficial que é ditada pelos interesses dominantes por intermédio do Estado e a memória que pertence aos mais diversos agentes que são abrangidos pela já citada pluralidade.

    Assim, há de ser considerada correta também a alternativa “d” ou anulada a questão por conter mais de uma alternativa correta, uma vez que em completa conformidade com o texto e a opinião da autora, pois, de fato existe uma separação rígida entre a memória oficial e a memória oriunda dos demais agentes não hegemônicos (plural), e é exatamente sob esta análise que a autora propõe sua proposta política de atuação, termos em que pede deferimento.

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  50. E AI PESSOAL ALGUMA NOTÍCIA DA DATA DE LISTAGEM DA CLASSIFICAÇÃO FINAL????
    SE SOUBEREM DE ALGUMA NOVIDADE GRITEMMMM!!!!!!!!!
    RESENDE_DUTRA@HOTMAIL.COM

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