Orientação para trabalharmos nesse blog

A ideia deste blog é trabalhar coletivamente nos recursos e pedidos de anulações. Portanto, cada postagem estará tratando de uma disciplina especifica. Colaborem com dicas e argumentos, não se esquecendo de dizer a qual questão você se refere. Observe se a questão que estas falando esta exatamente na disciplina a que a postagem se refere.
Se não tiver postagem ainda da disciplina que queres debater, nos mande um e-mail que logo postaremos (anamadruguinha@gmail.com). Observem com atenção como os recursos tem que ser feito e até qual data devem ser encaminhados (dicas na coluna abaixo). ATENÇÃO!!! Poste só dicas e sugestões, e se possível, deixe seu contato.
Boa sorte para tod@s. Força!!! Venceremos!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Português e literatura da lingua portuguesa  (Área 1 - Habilitação 1.1) - Questões de 51 a 60

12 comentários:

  1. Olá,

    Na questão 60 estava pensando em fazer um recurso questionando o uso de um texto tirado de uma bibliografia q não está no edital, pois ela pede q façamos inferencias a respeito do trecho e só é possível deduzir algo de um assunto q se tem um mínimo de connhecimento. O assunto é muito cmplexo para q possamos inferir algo apenas com um trecho da parte da "apresentção" do livro.

    ResponderExcluir
  2. Victória,

    Não tinha percebido desta forma a questão e concordo contigo, afinal de contas o termo abordado como tu referiste anteriormente é muito complexo. A interpretação linguistica faz parte do entendimento da prova, porém acho que não foram felizes na escolha do pequeno trecho do texto. "Manda brasa" no recurso!

    ResponderExcluir
  3. O meu recurso será na questão referente à possibilidade de encontrarmos a área de conhecimento de uma palavra qualquer no dicionário. Sabemos que é possível verificar a disciplina, mas área não. Caso contrário, teríamos não mais três, como apresentam As diretrizes Curriculares Nacionais, e sim diversas.
    o que vc acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou entar com recurso na questão 53 tb. Concordo com o seu argumento tb.

      Excluir
  4. na questão 53 do dicionario o gabarito se equivoca ao afirmar que não é possível saber a função sintática de nenhuma palavra. é só conferir em qualquer dicionário ME (objeto dir e indireto) SE (INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO) TE ( objeto direto) NOS, VOS etc. ou seja a letra E está correta. ademais o dicionário nao traz todas o genero de todas as palavras, pois adverbios não tem genero, nem as preposições etc etc.

    a questão 54 também está equivocada pois o pronome obliquo da linha 14 é anafórico ( apalavra dicionário aparece 6 vezes. logo considerar na linha 14 cataforico é afirmar que a palavra dicionario da linha 15 não é a mesma da anteriores.

    questão 59 e 60 posto hj pela manha qualquer coisa preto2011@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Também pensei da mesma forma na questão 53. Na 54 não havia notado, mas concordo contigo. Foram questões muito mal elaboradas. Vou entrar com recurso!

      Excluir
  5. na questão 53 do dicionario o gabarito se equivoca ao afirmar que não é possível saber a função sintática de nenhuma palavra. é só conferir em qualquer dicionário ME (objeto dir e indireto) SE (INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO) TE ( objeto direto) NOS, VOS etc. ou seja a letra E está correta. ademais o dicionário nao traz todas o genero de todas as palavras, pois adverbios não tem genero, nem as preposições etc etc.

    a questão 54 também está equivocada pois o pronome obliquo da linha 14 é anafórico ( apalavra dicionário aparece 6 vezes. logo considerar na linha 14 cataforico é afirmar que a palavra dicionario da linha 15 não é a mesma da anteriores.

    questão 59 e 60 posto hj pela manha qualquer coisa preto2011@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Preto e demais, a proposta deste blog é que divulguem AQUI as idéias para que todos que queiram fiquem sabendo sobre argumentos para os recursos. Se tratarem por e-mail apenas, pode limitar a socialização. Vamos, lá! Todo mundo se esforçando em construir os argumentos!!! Quanto mais gente pensando, mais brechas conseguirão detectar de errado nas provas. Ok? Boa sorte colega! bjs, Ana

    ResponderExcluir
  7. Vou entrar com a questão 57, pois a face neutra que se refere o poema não pode ser denotativa, já que tem mil face podendo essa face ter várias conotações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Eu pensei a mesma coisa, mas depois de ler esse artigo mudei de ideia, dá uma olhada http://www.filologia.org.br/xicnlf/11/denotacao_e_conotacao.pdf
      Entre nesse endereço q tem uma boa explicação.
      No final desse artigo diz:

      "Retomando as palavras de Drummond, podemos aferir que
      seus versos fazem um convite ao sujeito-leitor para atentar-se aos diversos
      sentidos que uma palavra pode adquirir nos distintos contextos
      de uso da língua. Por fim, a utilização da epígrafe sintetiza a noção
      desses dois efeitos de sentido: a denotação corresponde à face
      neutra da palavra enquanto que a conotação refere-se às mil faces
      secretas que a palavra pode ter."

      Excluir
  8. Tenho recurso da questão 60, se alguém quiser meu e-mail é marpalmas@bol.com.br

    ResponderExcluir