Orientação para trabalharmos nesse blog
A ideia deste blog é trabalhar coletivamente nos recursos e pedidos de anulações. Portanto, cada postagem estará tratando de uma disciplina especifica. Colaborem com dicas e argumentos, não se esquecendo de dizer a qual questão você se refere. Observe se a questão que estas falando esta exatamente na disciplina a que a postagem se refere.
Se não tiver postagem ainda da disciplina que queres debater, nos mande um e-mail que logo postaremos (anamadruguinha@gmail.com). Observem com atenção como os recursos tem que ser feito e até qual data devem ser encaminhados (dicas na coluna abaixo). ATENÇÃO!!! Poste só dicas e sugestões, e se possível, deixe seu contato.
Boa sorte para tod@s. Força!!! Venceremos!
quinta-feira, 17 de maio de 2012
Português e literatura da lingua portuguesa (Área 1 - Habilitação 1.1) - Questões de 51 a 60
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá,
ResponderExcluirNa questão 60 estava pensando em fazer um recurso questionando o uso de um texto tirado de uma bibliografia q não está no edital, pois ela pede q façamos inferencias a respeito do trecho e só é possível deduzir algo de um assunto q se tem um mínimo de connhecimento. O assunto é muito cmplexo para q possamos inferir algo apenas com um trecho da parte da "apresentção" do livro.
Cadê o povo de Português????
ResponderExcluirVictória,
ResponderExcluirNão tinha percebido desta forma a questão e concordo contigo, afinal de contas o termo abordado como tu referiste anteriormente é muito complexo. A interpretação linguistica faz parte do entendimento da prova, porém acho que não foram felizes na escolha do pequeno trecho do texto. "Manda brasa" no recurso!
O meu recurso será na questão referente à possibilidade de encontrarmos a área de conhecimento de uma palavra qualquer no dicionário. Sabemos que é possível verificar a disciplina, mas área não. Caso contrário, teríamos não mais três, como apresentam As diretrizes Curriculares Nacionais, e sim diversas.
ResponderExcluiro que vc acham?
Vou entar com recurso na questão 53 tb. Concordo com o seu argumento tb.
Excluirna questão 53 do dicionario o gabarito se equivoca ao afirmar que não é possível saber a função sintática de nenhuma palavra. é só conferir em qualquer dicionário ME (objeto dir e indireto) SE (INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO) TE ( objeto direto) NOS, VOS etc. ou seja a letra E está correta. ademais o dicionário nao traz todas o genero de todas as palavras, pois adverbios não tem genero, nem as preposições etc etc.
ResponderExcluira questão 54 também está equivocada pois o pronome obliquo da linha 14 é anafórico ( apalavra dicionário aparece 6 vezes. logo considerar na linha 14 cataforico é afirmar que a palavra dicionario da linha 15 não é a mesma da anteriores.
questão 59 e 60 posto hj pela manha qualquer coisa preto2011@yahoo.com.br
Olá,
ExcluirTambém pensei da mesma forma na questão 53. Na 54 não havia notado, mas concordo contigo. Foram questões muito mal elaboradas. Vou entrar com recurso!
na questão 53 do dicionario o gabarito se equivoca ao afirmar que não é possível saber a função sintática de nenhuma palavra. é só conferir em qualquer dicionário ME (objeto dir e indireto) SE (INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO) TE ( objeto direto) NOS, VOS etc. ou seja a letra E está correta. ademais o dicionário nao traz todas o genero de todas as palavras, pois adverbios não tem genero, nem as preposições etc etc.
ResponderExcluira questão 54 também está equivocada pois o pronome obliquo da linha 14 é anafórico ( apalavra dicionário aparece 6 vezes. logo considerar na linha 14 cataforico é afirmar que a palavra dicionario da linha 15 não é a mesma da anteriores.
questão 59 e 60 posto hj pela manha qualquer coisa preto2011@yahoo.com.br
Preto e demais, a proposta deste blog é que divulguem AQUI as idéias para que todos que queiram fiquem sabendo sobre argumentos para os recursos. Se tratarem por e-mail apenas, pode limitar a socialização. Vamos, lá! Todo mundo se esforçando em construir os argumentos!!! Quanto mais gente pensando, mais brechas conseguirão detectar de errado nas provas. Ok? Boa sorte colega! bjs, Ana
ResponderExcluirVou entrar com a questão 57, pois a face neutra que se refere o poema não pode ser denotativa, já que tem mil face podendo essa face ter várias conotações!
ResponderExcluirOlá,
ExcluirEu pensei a mesma coisa, mas depois de ler esse artigo mudei de ideia, dá uma olhada http://www.filologia.org.br/xicnlf/11/denotacao_e_conotacao.pdf
Entre nesse endereço q tem uma boa explicação.
No final desse artigo diz:
"Retomando as palavras de Drummond, podemos aferir que
seus versos fazem um convite ao sujeito-leitor para atentar-se aos diversos
sentidos que uma palavra pode adquirir nos distintos contextos
de uso da língua. Por fim, a utilização da epígrafe sintetiza a noção
desses dois efeitos de sentido: a denotação corresponde à face
neutra da palavra enquanto que a conotação refere-se às mil faces
secretas que a palavra pode ter."
Tenho recurso da questão 60, se alguém quiser meu e-mail é marpalmas@bol.com.br
ResponderExcluir