Orientação para trabalharmos nesse blog

A ideia deste blog é trabalhar coletivamente nos recursos e pedidos de anulações. Portanto, cada postagem estará tratando de uma disciplina especifica. Colaborem com dicas e argumentos, não se esquecendo de dizer a qual questão você se refere. Observe se a questão que estas falando esta exatamente na disciplina a que a postagem se refere.
Se não tiver postagem ainda da disciplina que queres debater, nos mande um e-mail que logo postaremos (anamadruguinha@gmail.com). Observem com atenção como os recursos tem que ser feito e até qual data devem ser encaminhados (dicas na coluna abaixo). ATENÇÃO!!! Poste só dicas e sugestões, e se possível, deixe seu contato.
Boa sorte para tod@s. Força!!! Venceremos!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Educação Física (Área 1 - Habilitação 1.8)  - Questões de 51 a 60

36 comentários:

  1. Alguém para entrar recurso? vou entrar , meu e-mail é vladiney@ig.com.br

    grato
    a força nos uni

    vladiney

    ResponderExcluir
  2. Vladiney, a proposta deste blog é que divulguem aqui as idéias para que todos que queiram fiquem sabendo sobre argumentos para os recursos. Se tratarem por e-mail apenas, pode limitar a socialização. Pedimos que além de perguntar quem tenha idéias, que as pessoas ponham o que já pensou... Impossível não ter pensado em nada se já pretende por recurso. Vamos, lá! Todo mundo se esforçando em construir os argumentos!!! Quanto mais gente pensando, mais brechas conseguirão detectar de errado nas provas. Ok? Boa sorte colega! bjs, Ana

    ResponderExcluir
  3. GRATO, PELA DICA.

    VLADINEY

    ResponderExcluir
  4. Eu entrarei com recurso nas questões 54 e 60, estou construindo a argumentação se alguém tem algo para socializar agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celedo, a questão 60 coloca como falsa(F) A ESPECÍFICIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA É A PROMOÇÃO DA SÁUDE POR MEIO DO ESPORTE PARTICIPATIVO. eu fundamentei através do autor "PAES" a onde ele coloca promoção da saúde e o esporte participativo na escola para inclusão social, acho que podemos fundamentar através de outros autores tb.

      Excluir
    2. Só teremos que colocar a citação da bibliografia pra embasar esta argumentação onde "A ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA É A PROMOÇÃO DA SAÚDE POR MEIO DO ESPORTE PARTICIPATIVO" esteja contido no material como citação direta nestas palavras, ou indireta com os mesmos sinônimos. Tens como colocar isto aqui? Número de página e citação estendida?
      PAES, R. R. & BALBINO, H. F. “A pedagogia do esporte e os jogos coletivos”. In: DE ROSE JR, Dante (org.). Esporte
      e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2009.

      Excluir
    3. QUESTÃO 60
      Sobre esta questão: De acordo com Bracht (2001)"Trata-se apenas de não reduzir o sentido destas práticas a este objetivo e também, de não entender que a especificidade da EF (e sua função na escola) seria exatamente a promoção da saúde."
      BRACHT, V. Esporte na escola e esporte de rendimento. Revista Movimento. nº 12 V. 6 , p. XIV-XXIV, jan-jun/2000.
      Porto Alegre: ESEF/UFRGS. WWW.esef.ufrgs.br/movimento
      Porém não há especificado qual a abordagem direta quanto o autor sobre desenvolvimento de um programa de educação física, mas sim um recorte que coloca que não deveria ser sua função na escola como ESPECIFICIDADE a promoção da saúde por meio do esporte de rendimento, o que não ocorre se discutirmos o tema com outros autores, segue exemplo...
      Para melhorar o argumento:
      "[...]tendo como tarefa ensinar técnicas, táticas e valores sociais indispensáveis para o desenvolvimento da criança, jovem ou adolescente (PAES; BALBINO, 2009)."
      "Além de promover a aquisição de habilidades motoras básicas e especializadas aos alunos, a pedagogia do esporte pode proporcionar também o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, trabalhar a autoestima e aspectos relacionados à cooperação, educação, convivência, participação, autonomia e emancipação (PAES; BALBINO, 2009)."
      "Paes e Balbino (2009) afirmam que os elementos técnico-táticos correspondem aos componentes estruturais do jogo, envolvendo movimentos, princípios táticos, estratégias de ensino e aprendizagem dos fundamentos básicos, os quais são definidos pelos autores como domínio de bola, passe, domínio de corpo, finalização, drible, domínio espaçotemporal e ações táticas ofensivas, defensivas e de transição."
      PAES, R. R. & BALBINO, H. F. “A pedagogia do esporte e os jogos coletivos”. In: DE ROSE JR, Dante (org.). Esporte
      e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2009.

      Excluir
    4. Complementando:
      Esta citação não consta no edital, mas a linha de pensamento do autor Paes coloca a afirmação sobre a especificidade da educação física na escola como promoção da saúde por meio do esporte.
      "Nesse contexto, Paes (2001) propõe as experiências práticas em situações de jogo como uma das possibilidades de ensino baseada na pedagogia do esporte, visto que podem proporcionar aos alunos o conhecimento e a aprendizagem dos fundamentos básicos das modalidades coletivas, desenvolvendo neles a motivação e o gosto pela prática esportiva e fazendo desta um benefício para a saúde e qualidade de vida"
      PAES, R. R. Educação Física escolar: o esporte como conteúdo pedagógico do ensino fundamental. Canoas: Ulbra, 2001.

      Excluir
    5. Algumas das citações encontram-se neste artigo:
      http://www.efdeportes.com/efd140/iniciacao-aos-jogos-esportivos-coletivos.htm
      é bom também citar as fontes e as bibliografias!

      Excluir
    6. Contribuindo mais um pouquinho:
      Retirado na íntegra do artigo de Brancht 2001
      "Existe uma forma de
      prática esportiva onde o rendimento
      e a competição tenham
      um outro papel, um outro
      sentido, diverso daquele
      que possuem no âmbito do esporte
      de rendimento ou alta
      competição? Entendemos que
      sim. Portanto, o esporte tratado
      e privilegiado na escola
      pode ser aquele que atribui um
      significado menos central ao
      rendimento máximo e à competição,
      e procura permitir aos
      educandos vivenciar também
      formas de prática esportiva que
      privilegiem antes o rendimento
      possível e a cooperação."

      Excluir
    7. Vou fazer o Adendo sobre a questão pois para contribuir a gente tem que entender o todo...
      Questão 60:
      Os valores Educativos do esporte na escola devem ser destacados nas aulas de Educação Física .
      Assinale V verdadeira ou F falsa:
      ()Tratar criticamente o esporte nas aulas de EF é ser contra a técnica esportiva
      ()A especificidade da EF na escola é a promoção da saúde por meio do esporte participativo
      ()O esporte de rendimento traz na sua estrutura interna os mesmos elementos que estruturam as relações sociais de nossa sociedade
      a)VVV
      b)VFF
      c)FVV
      GABARITO - d)FFV
      e)FFF

      Excluir
  5. Oi gente,fiz o recurso para a questão 56, vamos trocar informações!!! Tb preciso de uma questão em conhecimentos da área, alguém vai entrar com recurso??
    Celedo, se puderes cola aqui o teu recurso!!!

    área 1 - Linguagens e suas Tecnologias da Habilitação 1.8 - Educação Física

    A questão de número 56 da prova traz 3 assertivas a respeito de atividade física e atidão física, na qual a 3ª assertiva é considerada falsa de acordo com o gabarito. Contrariamente a isso, há diversos autores na literatura que comprovam que a afirmação está correta. Dentre alguns cito o autor Guedes, o qual a questão da aptidão física é abordada em seu capítulo nas “Orientações Básicas sobre Atividades Físicas e Saúde para Profissionais das Áreas de Educação e Saúde”, definindo-a como “um estado dinâmico de energia e vitalidade que permite a cada um não apenas a realização das tarefas do cotidiano, as ocupações ativas das horas de lazer e enfrentar emergências imprevistas sem fadiga excessiva, mas, também, evitar o aparecimento das funções hipocinéticas, enquanto funcionando no pico da capacidade intelectual e sentindo uma alegria de viver”. Propõe também que a aptidão física seria a "capacidade de realizar esforços físicos sem fadiga excessiva, garantindo a sobrevivência de pessoas em boas condições orgânicas no meio ambiente em que vivem".

    A prova trouxe a seguinte assertiva: "A aptidão física é a capacidade de executar os exercícios de forma mais eficiente possível. De acordo com esse autor essa assertiva é VERDADEIRA.

    A referência completa desse autor é: Guedes DP. Atividade física, aptidão física e saúde. In: Carvalho T, Guedes DP, Silva JG (orgs.). Orientações Básicas sobre Atividade Física e Saúde para Profissionais das Áreas de Educação e Saúde. Brasília: Ministério da Saúde e Ministério da Educação e do Desporto, 1996.

    Sendo assim, a questão de número 56 teria como resposta certa a questão C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm coloquei como a letra "c"

      Excluir
    2. Mariah,
      Tu por ventura chegou a buscar na bibliografia do edital sobre a questão?
      Eu também fiquei em dúvida nesta questão e concordo com o teu argumento, mas precisamos argumentar encima da bibliografia... não tenho como acessar alguns dos livros se tiveres como seria legal, já que na prova a questão não cita qual o autor que defende os programas citados e a relação entre aptidão e atividade física teremos já de partida que fundamentar o argumento partindo disso... segue a bibliografia.

      Excluir
    3. Pessoal, também coloquei "C" na questão 56.

      O Guedes não esta na bibliografia sugerida Mariah.

      Encontrei referência a esta questão na página 56 do Livro do Marcos Neira e Mauro Matos. "Tema Aptidão Física" e pelo que vi não cita nada de aptidão física ser a capacidade de executar as exercícios da forma mais eficiente possível, esta afirmativa que poderia mudar de "V" para "F" esta questão e assim ficaria letra "C" e não "D".

      MATTOS, Mauro Gomes de & NEIRA, Marcos Garcia . Educação Física na Adolescência. São Paulo, Phorte Editora,
      2008.

      Excluir
    4. ola, também coloquei a letra c como correta e acretido que seja certa, nao tenho muito material para fundamnetar e contextualizar mas se alguem quiser compratilhar...

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. 1.8. EDUCAÇÃO FÍSICA
    Programa:
    A importância do lúdico para o desenvolvimento humano.
    Educação Física e culturas corporais.
    O esporte e o lazer na sociedade.
    A Educação Física, os Jogos e as vertentes do Esporte.
    Políticas públicas para esporte, recreação e lazer.
    Atuação, competências e formação do professor.
    Objetivos e finalidades da Educação Física Escolar.
    Bibliografia
    ALMEIDA, Telma Teixeira de Oliveira & Monteiro Alessandra Andrea – Educação Física no Ensino Fundamental.
    2008. Editora: Cortez
    BRACHT, V. Esporte na escola e esporte de rendimento. Revista Movimento. nº 12 V. 6 , p. XIV-XXIV, jan-jun/2000.
    Porto Alegre: ESEF/UFRGS. WWW.esef.ufrgs.br/movimento
    CAPARRÓZ, Francisco Eduardo. Entre a Educação Física na escola e a Educação Física da escola Campinas, Editora
    Autores Associados, 2005.
    CASTELLANI FILHO, L. ; SOARES, C. L. ; TAFFAREL, C. ; VARJAL, E. ; ESCOBAR, M. O. ; BRACHT, V. .
    Metodologia do ensino de educação física. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2009.
    DARIDO, S. C. et alii..”A Educação Física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais”. Revista
    Paulista de Educação Física, v. 15, n. 1, p. 17 – 32. São Paulo, UFSCAR , 2001. www.ufscar.br SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
    Anexo 10 - Programas e bibliografias recomendadas
    12
    GAYA, Adroaldo.” Sobre o esporte para crianças e jovens”.Revista Movimento, v. 6,. nº 13, p.I - XIV. Ago-dez/2000.
    Porto Alegre: ESEF/UFRGS.www.esef.ufrgs.br/movimento
    GAYA, Adroaldo Cezar Araújo.” O corpo que não vai à escola”. In: SILVA, Luiz Heron da et alii ( orgs ). Identidade
    Social e a Construção do Conhecimento. Porto Alegre: SMED – PMPA, Vc Artes Gráficas, 1997.
    GOELLNER, Silvana. Gênero, Educação Física e Esporte. In: VOTRE, Sebastião. Imaginário e
    representações sociais em Educação Física, Esporte e Lazer. Rio de Janeiro: Ed. Gama Filho, 2001.
    ________.” A Educação Física e a construção de imagens de feminilidade no Brasil dos anos 30 e 40”.: Revista
    Movimento, v. 6, n. 13, p. 61-70, Porto Alegre, ESEF/UFRGS, 2002.www.esef.ufrgs.br/movimento
    _________” A produção cultural do corpo”. In: LOURO, G. L.; NECKEL, J. F. e GOELLNER, S. V. Corpo, gênero e
    sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003.
    ISRAEL, Vera Lúcia & BERTOLDI,Andréa Lúcia Sério. Deficiência Físico-Motora: Interface entre Educação Especial
    e Repertorio Funcional. Curitiba, Editora IBPEX, 2010.
    MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lúdico, Educação e Educação Física. Ijuí, Editora Unijuí, 2003.
    MARCELLINO, N. C. “Lazer e Educação Física”. In: DE MARCO, A. (Org.) Educação Física: cultura e sociedade.
    Campinas: Papirus, 2006.
    MARTINS, Ida C. et alii. Aulas de Educação Física no Ensino Médio. Campinas, Editora Papirus, 2010.
    MATTOS, Mauro Gomes de & NEIRA, Marcos Garcia . Educação Física na Adolescência. São Paulo, Phorte Editora,
    2008.
    MEDINA, João Paulo Subira- A Educação Cuida do Corpo e ... Mente. Campinas,. Editora Papirus, 2010.
    MOLINA NETO, Vicente & MOLINA, Rosane.” Capacidade de escuta: questões para a formação docente em
    educação física”. Revista Movimento, v.8, nº 1, jan-abr/2002. p.57-66. Porto Alegre: ESEF/UFRGS, 2002.
    www.esef.ufrgs.br/movimento
    PAES, R. R. & BALBINO, H. F. “A pedagogia do esporte e os jogos coletivos”. In: DE ROSE JR, Dante (org.). Esporte
    e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2009.
    SCALON, Roberto Mário. A Psicologia do Esporte e a Criança.. Porto Alegre:, Editora: EdiPucrs, 2004.

    ResponderExcluir
  8. Sou da Educação física ... vou entrar contra a questão 58... relação ao alongamento... sendo que nenhuma das questões estão certas... e pelo gabarito está a letra "B"... o alongamento exagerado das fibras musculares pode causar ruptura, distensão e estirameto e não contração muscular que é o oposto! Gostaria da colaboração dos colegas para formular o recurso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia, se tu tiveres condições de argumentar com a bibliografia do edital teremos como interpor, porém teremos que socializar os argumentos como citação e jurisprudência (no caso de recurso sobre edital ou mesmo por anulação da questão deferida)
      Abraço

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Silvia encontrei no livro do Marcos Neira e Mauro Mattos, na página 76 " Como fazer alongamento"
      (...) Ao realizarmos alongamento exagerado, terminamos por contrair os mesmos músculos que estamos querendo alongar."

      MATTOS, Mauro Gomes de & NEIRA, Marcos Garcia . Educação Física na Adolescência. São Paulo, Phorte Editora,
      2008.

      Excluir
    4. Questão 58. Uma dica: fuso muscular, fuso neuromuscular, reflexo miotático, reflexo de estiramento.

      Excluir
  9. Olá pessoal
    To tentando preparar uma boa justificativa para as seguintes questões para a prova de habilitação do professor em educação física. A questão 54 no gabarito está como certa a alternativa C, e eu percebo que a alternativa B também pode ser marcada. A questão é a seguinte. (eu marquei a letra B)
    54. Em relação ao desenvolvimento de competências associadas ao esporte na escola, é INCORRETO afirmar que
    a) o esporte educa quando conduz o educando a formação da consciência crítica à realidade que o envolve.
    b)um dos papéis que o esporte escolar assume no Brasil é o de reproduzir e reforçar valores de dominação e exploração, consentidos e aceitos de forma natural.
    c)o professor tem de se preocupar com a melhoria do rendimento, das técnicas e do ensino das regras internacionais que permitirão a participação das melhores performaces.
    d)a missão que cabe ao professor de Educação Física é a de desenvolver uma pedagogia esportiva que possibilite o acesso de todos os indivíduos à cultura esportiva desmistificada.
    e) o esporte precisa ser entendido no contexto das sociedades nas quais o fenômeno se dá.

    ResponderExcluir
  10. To precisando de auxílio nas questões abaixo para construir um argumento bom para o recurso, na prova de habilitação do professor em Educação Física. A questão de número 53 pelo gabarito a correta é a letra D, mas percebo que a letra E é a mais adequada. Na questão número 56, pelo gabarito a correta é a letra D, mas percebo que é a letra A. Na questão número 59, pelo gabarito a correta é a letra E, mas percebo que é a letra D. Na questão número 60, pelo gabarito a correta é a letra D, mas percebo que é a letra C.

    Grato.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio construa os argumentos para o recurso e compartilhe neste espaço. A questão 60 ja esta sendo discutida no tópico acima, se puder contribuir com estas ou com as que já estejam abertas o faça no mesmo sentido, uma boa argumentação e com embasamento na bibliografia tornará o recurso mais diretivo.

      Excluir
    2. Abaixo segue sobre a questão 54...

      Excluir
  11. Nova questão:
    Antonio Silveira Dos Santos
    Olá pessoal
    To tentando preparar uma boa justificativa para as seguintes questões para a prova de habilitação do professor em educação física. A questão 54 no gabarito está como certa a alternativa C, e eu percebo que a alternativa B também pode ser marcada. A questão é a seguinte. (eu marquei a letra B)
    54. Em relação ao desenvolvimento de competências associadas ao esporte na escola, é INCORRETO afirmar que
    a) o esporte educa quando conduz o educando a formação da consciência crítica à realidade que o envolve.
    b)um dos papéis que o esporte escolar assume no Brasil é o de reproduzir e reforçar valores de dominação e exploração, consentidos e aceitos de forma natural.
    c)o professor tem de se preocupar com a melhoria do rendimento, das técnicas e do ensino das regras internacionais que permitirão a participação das melhores performaces.
    d)a missão que cabe ao professor de Educação Física é a de desenvolver uma pedagogia esportiva que possibilite o acesso de todos os indivíduos à cultura esportiva desmistificada.
    e) o esporte precisa ser entendido no contexto das sociedades nas quais o fenômeno se dá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Começamos pela falta da referência de qual autor da bibliografia se destina a relação de desenvolvimento de competências associadas ao esporte na escola e que é incorreto afirmar, pois...segue

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Se formos analisar o texto de Bracht não há nenhuma consideração diretiva, mas na ideia do esporte na escola como cooperativo e de participação, não trás uma defesa que caminha no sentido da alternativa "b" que diz: "Um dos papéis que o esporte escolar assume no Brasil é o de reproduzir e reforçar valores de dominação e exploração, consentidos de forma natural."
      Se analisarmos o texto as considerações finais do autor caminham na crítica do pensar sobre a real competência do esporte na escola, sendo assim a alternativa "B" de acordo com Bracht INCORRETA.
      E neste sentido utilizando Bracht na mesma questão a "C" também estaria INCORRETA.

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Pessoal,
    Uma Sugestão. Identificarmos a bibliografia de cada questão?

    Vamos lá, de qualquer forma começo:

    Questão 56
    Pág. 56 do livro:
    MATTOS, Mauro Gomes de & NEIRA, Marcos Garcia . Educação Física na Adolescência. São Paulo, Phorte Editora, 2008

    Questão 57
    Foi a única com autor citado, Marcellino, tenho impressão que é de um texto do livro, vou confirmar:
    MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lúdico, Educação e Educação Física. Ijuí, Editora Unijuí, 2003.


    Questão 58
    Pág. 76 do livro
    MATTOS, Mauro Gomes de & NEIRA, Marcos Garcia . Educação Física na Adolescência. São Paulo, Phorte Editora, 2008

    Questão 60
    Como versa sobre esporte e escola sei que o texto do Bracht esta na primeira afirmativa, as outras deveriam por "coerência" ser ou do texto do V. Bracht ou do Gaya, pois ambos são dos "Temas polêmicos" da Rev. Movimento

    BRACHT, V. Esporte na escola e esporte de rendimento. Revista Movimento. nº 12 V. 6 , p. XIV-XXIV, jan-jun/2000.

    GAYA, Adroaldo.” Sobre o esporte para crianças e jovens”.Revista Movimento, v. 6,. nº 13, p.I - XIV. Ago-dez/2000.
    Porto Alegre: ESEF/UFRGS.www.esef.ufrgs.br/movimento

    ResponderExcluir
  14. Olá pessoal dêem uma olhada...
    QUESTÃO 60 HABILITAÇÃO 1.8 – EDUCAÇÃO FÍSICA

    GABARITO OFICIAL ALTERNATIVA (D)

    A comanda da questão 60 coloca como resposta correta a alternativa D, mas houve um equivoco, pois a alternativa C é que esta correta: “OS VALORES EDUCATIVOS DO ESPORTE NA ESCOLA DEVEM SER DESTACADOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA”.
    A sequência da resposta do gabarito oficial D (F –F –V.), sendo que a alternativa C (F-V-V) responde a comanda da referida questão 60, sendo verdadeira a afirmativa: ( V ) A ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA É PROMAÇÃO DA SAÚDE POR MEIO DO ESPORTE PARTICIPATIVO. A fundamentação teórica para a alternativa ser verdadeira esta no Anexo 10 na bibliografia recomendada: PAES, R. R & BALBINO, H. F. “A pedagogia do esporte e os jogos coletivos”. In: DE ROSE JR, Dante (org.). Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2009.
    O autor destaca que, tanto na escola ou fora dela, o esporte se relaciona com um contexto educacional, apontando o risco da busca precoce da plenitude atlética e o desmerecimento da formação cidadã. A pedagogia do esporte deve propiciar aos alunos a experimentação dos diferentes movimentos e modalidades esportivas, de forma planejada, organizada e adequada ao nível de ensino e ao perfil do aluno. A pedagogia do esporte deve acompanhar a evolução do esporte enquanto fenômeno sociocultural em escala mundial, permitindo uma pluralidade de funções e intervenções em sala de aula e fora dela. Dentre os princípios a serem trabalhados na prática pedagógica estão à participação e a inclusão social, em todo o processo. Com isto, o professor pode trabalhar o individual e o coletivo, de modo a multiplicar o potencial de competências e habilidades dos alunos de forma multidimensional.
    Dessa forma, o aluno se forma um cidadão consciente e participativo, vivenciando, na teoria e na prática, os princípios de convivência, cooperação e solidariedade, a fim de criar novas jogadas que se tornarão, a partir da visão pedagógica aqui apresentada, desafios estimuladores, permitindo ao esporte ser reconhecido como o maior fenômeno humano das últimas décadas.

    Segundo a fundamentação teórica solicito a ANULAÇÃO da questão 60.
    estou colocando meu recurso dêem uma olhada;

    ResponderExcluir
  15. Gente, descobri mais um furo... A bibliografia abaixo
    GOELLNER, Silvana. Gênero, Educação Física e Esporte. In: VOTRE, Sebastião. Imaginário e
    representações sociais em Educação Física, Esporte e Lazer. Rio de Janeiro: Ed. Gama Filho, 2001.
    ________.” A Educação Física e a construção de imagens de feminilidade no Brasil dos anos 30 e 40”.: Revista
    Movimento, v. 6, n. 13, p. 61-70, Porto Alegre, ESEF/UFRGS, 2002.www.esef.ufrgs.br/movimento
    Está errada a 2a bibliografia dessa autora, fui consultar e a revista é de 2000!!! Isso seria motivo de recurso??? É tanto furo que a gente nem sabe por onde começar a reclamar!!!

    ResponderExcluir
  16. Fala povo da Ed. Física, alguém conseguiu a aprovação depois dos recursos... Já está no site do FDRH, eu estava por duas, uma em conhecimentos de liguagens e suas tecnologias e uma em educação física. E vocês não vão acreditar, não anularam nenhuma da área do professor (ed. Física), só das linguagens, infelizmente fiquei por uma. E aquela prova de Educação Física estava ridícula de tão confusa. E agora, o que se pode fazer.... Abração a todos

    ResponderExcluir