Orientação para trabalharmos nesse blog

A ideia deste blog é trabalhar coletivamente nos recursos e pedidos de anulações. Portanto, cada postagem estará tratando de uma disciplina especifica. Colaborem com dicas e argumentos, não se esquecendo de dizer a qual questão você se refere. Observe se a questão que estas falando esta exatamente na disciplina a que a postagem se refere.
Se não tiver postagem ainda da disciplina que queres debater, nos mande um e-mail que logo postaremos (anamadruguinha@gmail.com). Observem com atenção como os recursos tem que ser feito e até qual data devem ser encaminhados (dicas na coluna abaixo). ATENÇÃO!!! Poste só dicas e sugestões, e se possível, deixe seu contato.
Boa sorte para tod@s. Força!!! Venceremos!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

História (Área 4 - Habilitação 4.1) - Questões de 51 a 60

12 comentários:

  1. Acho que a questão 48 é passível de anulação pois o texto se refere a interpretação do conceito de globalização e considera como correta a seguinte afirmativa: "A ordem da globalização desconsidera os limites territoriais, os países são vistos em suas individualidades e são conduzidos a mudanças funcionais e estruturais". Primeiro problema: Não tem nome de autor que sustente esta ideia na questão. Segundo: Na globalização não são desconsiderados os limites territoriais, vejam por exemplo o caso do Mercosul que não deu certo na prática, a Argentina tenta todo o custo barrar a entrada de produtos brasileiros e consegue, mostrando que os limites estão bem definidos. Ninguém pode entrar livremente nos EUA ou EUROPA o que já contradiz o texto. Outra: Os países são vistos em suas individualidades? O que a globalização tenta é homogenizar tudo em torno do capitalismo e não vê-los em suas individualidades. Algum país está vendo as individualidades da Àfrica? Essa questão depende da ideologia do candidato, o que não é justo em um concurso imparcial. O que vcs acham?

    ResponderExcluir
  2. vou formular o meu recurso com base nisso... lembrando que nossa argumentação tem que mostrar a falha na questão! alguem mais?

    ResponderExcluir
  3. Questão 57.Não tem como a resposta ser a letra a, pois não tem como a c e a e serem corretas ao mesmo tempo!

    ResponderExcluir
  4. Vcs concordam com a questão 46? A última sentença pra mim seria Falsa, no gabarito ta Verdadeira. Mas se formos ler a questão, documentos históricos deverão ser manuseados pelos alunos para que os mesmos consigam interagir com o conteúdo documentado....discordei e errei a questão....pelo que se estuda doc historicos não sao somente as coisas que podem ser tocadas, por ex, visita a museus e sitios arqueológicos tb são considerado, e outra, nem sempre os doc históricos em papel podem ser manuseados ( nos museus não podem)...e outra tb: para que consigam interagir com o conteudo...a interação se dá inclusive por observaçoes, análises, indagações....e a questão não cita em qual ambiente esses doc poderiam se manuseados...achei que o verbo deverão ficou muito parecido com obrigação de manusear pra aprender.... Que vcs acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com você, pois errei esta questão pelo mesmo motivo que você, pois quando estudei a cadeira de Museologia, não foi isso que aprendi. Existem documentos que ficam entre vidros e não podemos tocá-los,portanto esta questão foi mal formulada!!!

      Excluir
    2. E vc vai entrar com recurso tb ou não?

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Pessoal eu estou intrigada com as questões 51 que fala na Segunda guerra Mundial, visto que na bibliografia que pedia para ser estudada eram Teorias da História e metodologias.
    Positivismo, marxismo, Escola dos Anais, Nova História Cultural; Micro-história; História oral;
    História do Brasil
    História do Rio Grande do Sul,. O que acham? e a questão 59 também falava em história Mundial e nao história do Brasil e do RS.

    ResponderExcluir
  8. Estou falando da área4 habilitação 4.1(história)

    ResponderExcluir
  9. Sabe que tb achei estranho....não caiu nada de positivismo, marxismo...de teorias da historia.

    ResponderExcluir
  10. Preciso saber se alguém achou algum furo nas questões 36 a 50?

    ResponderExcluir